Nonsense consensual em forma de blogue.
Criado no dia 22 de Abril de 2012.

Na Solidão de um Ateu

+ 1 comentário


O texto de hoje é da nossa autora convidada Alexandra Moreira, uma pérola que nos foi indicada pela nossa leitora Mariana Machado Sezifredo e que, generosamente, aceitou partilhar connosco o seu talento. Bem vinda, Alexandra.





Um velho amigo meu dizia-me que procurarmos um sentido na vida era prova da maior arrogância.

E grande covardia essa ideia de um Deus que acautelasse o nosso futuro, assim nós cumpríssemos os seus preceitos e fizéssemos o mea culpa por cada dos nossos desvios.
Sentido e Deus, Arrogância e Terror são hoje uma dupla tão lógica quanto incómoda em cada um dos meus dias.

Invejo, não sem desprezo, aqueles que vivem na leveza da Fé e no consolo do Determinismo.
E, no entanto, já não seria capaz de conviver em harmonia com a minha dignidade se não me confrontasse, diariamente, com esta finitude de que sou feita, com este sem propósito com que me afirmo, convictamente, em cada uma das minhas decisões.

Por isso, quantas vezes, me vejo a vacilar entre o Bem e o Mal, não havendo castigo marcado, nem paraíso à vista e sendo o perfil da Sombra tantas vezes tão próximo dos nossos mais secretos Sonhos...não digo a sombra funesta com que, avançando, mortificamos os outros; falo desse Lado Obscuro que apenas tem, por contraditório, a Moral Social, a identificação com um Colectivo correcto e civilizado.

O Bem, a Luz, escolhidos, assim, na Solidão de um Ateu, são muito menos convidativos e, seguramente, muito menos consoladores.

Por isso é que cada uma das minhas boas acções não me faz necessariamente mais Feliz, mas torna-me, a cada dia, mais Forte na convicção de que ninguém decide por mim. E esta é, afinal, a minha Arrogância.

1 comentários:

  1. Grande texto. Apreciei imenso este relato que levanta um tema interessante. A Luz, o Bem, apesar de menos consoladores, sob esse ponto de vista nao retira a sua necessidade e contribuição para o bem estar.

    ResponderEliminar

Siga-nos por Email